Portal da Fénix
09-09-2010, 04:55:03 *
Bem-vindo;, Visitante. Por favor faça o login ou registe-se.
Perdeu o seu e-mail de activação?

Login com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Todos os tópicos que contenham noticias ou fotos retirados de sites, revistas ou jornais e em que não conste a fonte de onde foram retirados serão imediatamente apagados.

Home   Ajuda Pesquisa Calendário Login Registe-se  
Páginas: 1 2 [3]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: profissionalização  (Lida 2493 vezes)
quimfilipe
Batedor
**

« Responder #50 em: 13-07-2009, 01:15:06 »

" . . . certificação CAP-Bombeiro. . . "

Se fosse possivel poderia-me dizer onde obteve essa mesma certificação Huh? qual a instituição que o certificou em tal competência Huh?

atenciosamente

Concerteza, companheiro foi a Escola Nacional de Bombeiros. No meu caso foi em Sintra.

Não sei se está a par do processo mas foi certificado por formadores da Escola -por acaso, um deles,  ainda foi o Sr.Elísio, actual Comandante Distrital, entre outros - um representante da CIP e outro da UGT.
« Última modificação: 13-07-2009, 01:17:55 por quimfilipe » Registado

Não tenhas inveja de mim, faz como eu, esforça-te!
Firefigther
Batedor
**

Ñ detestes o jogador, detesta as regras do jogo

« Responder #51 em: 13-07-2009, 14:11:06 »

" . . .A terminologia correcta é profissional.

Desde o momento que sejamos pagos para desempenhar qualquer função, devidamente contratualizada e de acordo com a lei vigente, somos profissionais. No entanto, esta palavra incomoda muitas pessoas, especialmente os dirigentes.
Uma coisa é haver 20 ou 30 bombeiros profissionais outra é haver 20 ou 30 assalariados,nesta situação,permite os desvios existentes actualmente como motoristas, maqueiros,serventes,etc. Desviando os bombeiros em funções, do seu verdadeiro papel - socorro-. . . "

Nem mais é isso mesmo . . . Poucas palavras mas que acertam na sua totalidade na mouche  yeah . . .
Registado
yelp
não sou
Aguadeiro

"Para que outros vivam"

« Responder #52 em: 13-07-2009, 15:03:32 »

se te perguntarem qual é a tua profissão a resposta é bombeiro... por isso és bombeiro profissional

venha o mais pintado lol
Registado
quimfilipe
Batedor
**

« Responder #53 em: 13-07-2009, 16:52:49 »

se te perguntarem qual é a tua profissão a resposta é bombeiro... por isso és bombeiro profissional

venha o mais pintado lol

Companheiro, não é tão simples quanto isso.
Já sou "assalariado" há 10 anos, desde sempre que a minha profissão era bombeiro,apesar dos títulos que dão.
O que estou a dizer é, exercer mesmo as funções que correspondem à categoria, percebes. Porque uma das novas modas são os contratos de trabalho onde mencionavam função: Bombeiro / motorista ou bombeiro/ maqueiro ou pior bombeiro / servente...

Sinceramente, estes subterfúgios que as entidades patronais arranjam para contratarem bombeiros mas para os confinar a funçõe sque pouco ou nada têm a ver com o real valor tanto da profissão e da pessoa, é que é de lamentar.

Dizer que sou bombeiro, pouco me diz. Fazer as funções de bombeiro é que devia ser o nosso caminho!
Registado

yelp
não sou
Aguadeiro

"Para que outros vivam"

« Responder #54 em: 13-07-2009, 17:59:16 »

a resposta que dei foi baseada nos topicos anteriores, ou seja a questão do nome profissional ou assalariado.

sobre a questão da função a história já é diferente.
No meu CB existe EIP há 9 anos e neste momento somos 10 elementos em exclusividade para fogo e desencarceramento, pagos 100% pela Camara Municipal.

a minha folha do ordenado diz: Bombeiro - Grupo de Primeira Intervenção, tendo como função o combate a incêndios, intervenção em todos os acidentes graves, catastrofes e calamidades, e em ultimo caso, se for necessário, fazer Emergência pré-hospitalar.

Mas devido a uma especie de vazio legal, se numa corporação, o comando for incompetente ao ponto de te meter a acartar paletes, nao podes fazer nada, correndo o risco de levares um par de patins. E já que falo de paletes... aqui recusamos uns 20 ou 30 transportes por dia, e os que são transportados por nós, arriscam-se a chegar atrasados ou a apanhar secas nas fisioterapias durante horas a nossa espera. Aqui o que não pode falhar é o socorro. O resto "temos pena".
cumps

Registado
quimfilipe
Batedor
**

« Responder #55 em: 14-07-2009, 01:55:13 »

Esclarecido acerca da questão anterior yeah.

Quanto à função, é verdade.
Nós temos algo semelhante às EIP, no nosso caso chamam-se GPS, contudo, no recibo de vencimento ainda aparece a função motorista ou  socorrista. Sei bem que pouco ou nada posso fazer quanto ás escolhas do Comandante,apenas lamentar que as pessoas sejam escolhidas de acordo com a capacidade de "engraxar". Incompetência ou não( não vou expressar a minha opinião aqui, como pode imaginar até porque fica mal um elemento graduado falar mal do Comandante) contudo,posso dizer que os bombeiros deviam ser escolhidos pelas suas competências e capacidades...Mais não digo Wink

Quanto às pataletas, acho mal que as EIP sejam desviadas para esse tipo de funções, mesmo sabendo que são a maior fonte de receita duma Associação de Bombeiros.

Cumprimentos
Registado

explorer
Batedor
**

Socorro!!!Bombeiros!!!

« Responder #56 em: 14-07-2009, 11:42:20 »

A minha posição a este tema está mais que usada e gasta noutros países mas o belo do tuga só é bom no que não interessa nada à população, a dar pontapés em bolas por milhões, roubar camaras municipais, fazer golpadas em bancos para o tugazinho depois pagar,enfim...adiante.  pensativo

Eu concordo nas AHBV com uma estrutura de primeira intervenção profissional, com apoio de segunda linha voluntário, vamos ver se consigo explicar-me bem!!  Eu concordo que seja feito um estudo da AAP de cada CB a nível demográfico e de riscos, sendo depois atribuidos os meios minimos de 1ª intervenção(por exemplo:5homens para vlci ou vuci ou vsat + 2 ou 3 homens para absc ou em situações flagrantes tipo urbanos outra viatura de incendio ou de apoio),isto não impedindo se estiver pelo quartel algum voluntário que nao saia em primeira intervenção; depois de sair a 1ª intervenção toca-se a sirene ou telefona-se ou sms para os volunários.

Mas Atenção: Tanto profissionais como voluntários devem ser sujeitos a testes psicológicos obrigatórios, e sujeitos às mesmas formações(dento dos possiveis passados por mérito próprio e por avaliação continua teórica e prática,e passados por mérito próprio)parta num TO se entenderem e não estar um a puxar para um lado e um para o outro, devem estes também ser avaliados na formação interna,e depois das situações reais pelos  comandos chefias e próprios colegas(tyipo de debrefing avançado) para se validar o que esta vbem e corrigir os erros.

Compreendem?
« Última modificação: 14-07-2009, 11:57:12 por explorer » Registado

Sem mais terminado!!!
Portem-se!!! yeah

SergioF
Aguadeiro

« Responder #57 em: 14-07-2009, 11:58:17 »

Não existia uma coisa qualquer no Inst. Emprego e Formação Profissional (IEFP) que acima de um determinado numero de anos na mesma profissão, os mesmos passavam um certificado de profissional?
Não sei se me estou a explicar bem e se funciona nos bombeiros, mas tenho aqui uma colega que trabalha na farmacia e ela como ja à mais de cinco anos que trabalha la foi com uma declaração da entidade patronal ao centro de emprego e eles la passaram-lhe um certificado profissional, ela passou de uma simples auxiliar para ajudante de farmacia, vindo com isso a ganhar o dobro do vencimento.
No caso dos bombeiros não sei mesmo como funciona mas pelo menos os assalariados irem ver isso, um bombeitro com carteira profissional é outra coisa em termos de vencimento e outras regalias...

cumprimentos
sergiof
Registado
Firefigther
Batedor
**

« Responder #58 em: 14-07-2009, 12:23:21 »

A minha posição a este tema está mais que usada e gasta noutros países mas o belo do tuga só é bom no que não interessa nada à população, a dar pontapés em bolas por milhões, roubar camaras municipais, fazer golpadas em bancos para o tugazinho depois pagar,enfim...adiante.  pensativo

Eu concordo nas AHBV com uma estrutura de primeira intervenção profissional, com apoio de segunda linha voluntário, vamos ver se consigo explicar-me bem!!  Eu concordo que seja feito um estudo da AAP de cada CB a nível demográfico e de riscos, sendo depois atribuidos os meios minimos de 1ª intervenção(por exemplo:5homens para vlci ou vuci ou vsat + 2 ou 3 homens para absc ou em situações flagrantes tipo urbanos outra viatura de incendio ou de apoio),isto não impedindo se estiver pelo quartel algum voluntário que nao saia em primeira intervenção; depois de sair a 1ª intervenção toca-se a sirene ou telefona-se ou sms para os volunários.

Mas Atenção: Tanto profissionais como voluntários devem ser sujeitos a testes psicológicos obrigatórios, e sujeitos às mesmas formações(dento dos possiveis passados por mérito próprio e por avaliação continua teórica e prática,e passados por mérito próprio)parta num TO se entenderem e não estar um a puxar para um lado e um para o outro, devem estes também ser avaliados na formação interna,e depois das situações reais pelos  comandos chefias e próprios colegas(tyipo de debrefing avançado) para se validar o que esta vbem e corrigir os erros.

Compreendem?

Somente um pormenor ao seu comentário os bombeiros ñ só devem ser sujeitos a testes psicologicos como tb a testes psico-fisicos, fisicos e médicos . . .

E para que se conste, e que voçê saiba, eu apesar de falar sobre este pormenor, a minha opinião em relação a esta matéria é contraria a sua, em virtude eu defender a profissionalização a 100% nos bombeiros . . .
No entanto estes sites existem é para isto mesmo troca de opiniões/ ideias/ etc mesmo que elas sejam o oposto a nossa filosofia ou linha de pensamento. . .  respekt

atenciosamente
Registado
explorer
Batedor
**

Socorro!!!Bombeiros!!!

« Responder #59 em: 14-07-2009, 12:40:39 »

Compreendem?

Somente um pormenor ao seu comentário os bombeiros ñ só devem ser sujeitos a testes psicologicos como tb a testes psico-fisicos, fisicos e médicos . . .

E para que se conste, e que voçê saiba, eu apesar de falar sobre este pormenor, a minha opinião em relação a esta matéria é contraria a sua, em virtude eu defender a profissionalização a 100% nos bombeiros . . .
No entanto estes sites existem é para isto mesmo troca de opiniões/ ideias/ etc mesmo que elas sejam o oposto a nossa filosofia ou linha de pensamento. . .  respekt

atenciosamente

pensativo Esqueci-me de referir essa parte,tinha pensado nisso mas na redacção do testamento falhou-me!!Obrigado! yeah
« Última modificação: 14-07-2009, 12:41:13 por explorer » Registado

Sem mais terminado!!!
Portem-se!!! yeah

quimfilipe
Batedor
**

« Responder #60 em: 12-08-2009, 01:19:29 »

Não existia uma coisa qualquer no Inst. Emprego e Formação Profissional (IEFP) que acima de um determinado numero de anos na mesma profissão, os mesmos passavam um certificado de profissional?
Não sei se me estou a explicar bem e se funciona nos bombeiros, mas tenho aqui uma colega que trabalha na farmacia e ela como ja à mais de cinco anos que trabalha la foi com uma declaração da entidade patronal ao centro de emprego e eles la passaram-lhe um certificado profissional, ela passou de uma simples auxiliar para ajudante de farmacia, vindo com isso a ganhar o dobro do vencimento.
No caso dos bombeiros não sei mesmo como funciona mas pelo menos os assalariados irem ver isso, um bombeitro com carteira profissional é outra coisa em termos de vencimento e outras regalias...

cumprimentos
sergiof

Existem várias coisas acerca disso, inclusivé,o Código de Trabalho diz que se exercemos uma função mais de 3 anos, temos direito à categoria profissional inerente...por exemplo, somos admitidos como emp. limpeza mas, por necessidades da ent. patronal somos colocados na cozinha,como cozinheira ou ajudante,durante 3 anos, temos o direito de sermos reclassificados.

Contudo nos Bombeiros é diferente, pelo menos no meu CB é. Sou assalariado, já percorri as funções todas existentes, desde maqueiro até coordenador, concorri e fiz a certificação CAP-Bombeiro na ENB, aliás, sou o único no meu CB e a resposta do meu Cmdt foi que "não serve para nada"..." eu é que sei aquilo que fazes"...quando pedi para integrar permanentemente a equipa de GPS pensativo

No minímo, justo? assobio
Registado

tiytan
Maçarico
*

« Responder #61 em: 06-10-2009, 03:37:21 »

concordo a 100 por cento com o profissionalismo.. mas pelo menos em alguns sitios que conheco esta a criar algumas xatices entre EIP´s , Pataletas , ecin´s Etc.. porque nao esta bem defenido quem faz o que... espero que haja sempre formacoes porque estamos sempre a evoluir e cada vez as exigencias sao mais.. e o que nem todos conseguem acompanhar.. acho que esses deviam de ser ipedidos ser exercer funcoes.. como se tem visto " velhos" a fazer servicos, ABSC´s em urgencia tripuladas pelos 2 elemntos de socorro a frente deixando o doente sozinho na cedula sanitaria.. emfim muitas coisas tem que ser mudadas para estarmos profissionalizados.. infelismente..
Registado
R_Almeida
Puxa Mangueira

« Responder #62 em: 06-10-2009, 12:48:50 »

Se isso acontece é por culpa dos comandos dos CB's.
Registado
Firefigther
Batedor
**

« Responder #63 em: 06-10-2009, 12:58:11 »

Se isso acontece é por culpa dos comandos dos CB's.

Nem mais . . . Completamente de acordo  yeah. . .
Tudo isto porque existe um imensa falta de fiscalização logo é por isso que alguns comandos/ associações de bombeiros fazem o que fazem, que é trapalhada atras de trapalhada tal como ilegalidades atras de ilegalidades buu . . .
Registado
auxiliar
Maçarico
*

« Responder #64 em: 01-02-2010, 22:01:37 »

caros colegas, depois de 1 ano e meio e quase 1900 visitas a este tema chego á conclusão de que somos uns comodistas que não queremos confusões.
por outras palavras somos uns cobardes, onde me incluo.
agora anda por ai a noticia que o Sr. Duarte ( não o de sangue azul mas o dono das AHBV), se vai embora.
afinal a culpa é dele ou dos kangurus que andam atrás dele ??
se fosse boxe eu apostava nos kangurus mas como é para brincar com cerca de 5000 de assalariados das AHBV, eu aposto nos Comandantes dos CBs.
vamos continuar a pactuar com essa tropa ou vamos á luta??
a arca de noé vai-se abrir!!
resta saber a hora e o local exacto.
acreditem que está quase
um abraço e até breve

Registado
gomesfer55
Maçarico
*

« Responder #65 em: 07-02-2010, 21:07:48 »

VOLUNTÀRIO á força disse o amigo..... eu diria escravatura o que nós sofremos no dia a dia.quantos dos nossos colegas são obrigados á sobrecarga horária dia após dia que já nem dão por saber se é hora de trabalho ou voluntária....e o que é lamentar é que uma coisa chamada SINDICATO DOS BOMBEIROS PROFISSIONAIS...quando os associados das corporaçoes pedem a intervençao da Autoridade das condiçoes de trabalho (inspeção) parece não existir sindicato . Axo até que só existe pra  receber as cotas...... Pode ser que mude e começem realmente a intressarem por a qualidade de vida dos profissionais das corporaçoes.
Registado
Pedro Machado 19
Batedor
**

« Responder #66 em: 08-02-2010, 00:21:12 »

VOLUNTÀRIO á força disse o amigo..... eu diria escravatura o que nós sofremos no dia a dia.quantos dos nossos colegas são obrigados á sobrecarga horária dia após dia que já nem dão por saber se é hora de trabalho ou voluntária....e o que é lamentar é que uma coisa chamada SINDICATO DOS BOMBEIROS PROFISSIONAIS...quando os associados das corporaçoes pedem a intervençao da Autoridade das condiçoes de trabalho (inspeção) parece não existir sindicato . Axo até que só existe pra  receber as cotas...... Pode ser que mude e começem realmente a intressarem por a qualidade de vida dos profissionais das corporaçoes.

O colega está a falar daqueles que são funcionários de bombeiros e depois são voluntários. E então aqueles que têm as suas profissões e depois têm de ir para os bombeiros? Não é igual? De facto hoje para ser bombeiro é preciso bem mais do que vontade e uma farda. E eu concordo.

Abraço
Registado

A boa vontade não faz BOMBEIROS
Bombeiros Voluntários Famalicenses
O_lixado
Batedor
**

« Responder #67 em: 08-02-2010, 12:21:54 »

O colega está a falar daqueles que são funcionários de bombeiros e depois são voluntários. E então aqueles que têm as suas profissões e depois têm de ir para os bombeiros? Não é igual? De facto hoje para ser bombeiro é preciso bem mais do que vontade e uma farda. E eu concordo.

Abraço
[/quote]

Não é igual...uma ves que se te mantêns ao serviço na tua mesma actividade o desgate é muito maior se deopois do teu dia de trabalho exerceres outra actividade completamente diferente.
Eu acho que esta questão dos profissionais dos CB´s fazerem trabalho como voluntários deve ser consensual entre ambas as partes, até porque o codigo do trabalho não o permite, assim somente se houver acordo entre partes é ques este problema têm solução.
Registado
Páginas: 1 2 [3]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: