FireNeves
Maçarico
|
 |
« Responder #75 em: 23-07-2010, 10:35:21 » |
|
apesar de que as aparências iludem eu já vi cadetes com divisas de 3º a fazer pré-hospitalar
Ó colega não vamos por aí. Há Bomb. de 3ª, 2ª, 1ª e até Chefes que umas divisas de Estagiario lhe ficavam mal. Não tem minimamente as condições exigidas. Desde formação a cultura, pestura etc ... Se há Cadetes com melhor formação e sempre actualizados da matéria, porque não deixa-los sair? Eu dou valor aos jovens interessados e empenhados, e para os mesmos temos que ter coisas que os motive. E como é que se motiva? Formações semanalmente(formações interessantes), visitas de estudo, convivios, acampamentos... entre outras coisas. Temos que saber leva-los ! Tenho pena que no meu CB eles não saem. E não tenho problema nenhum em fazer-me acampanhar por um deles. Sou bombeiro à muitos anos e já vi muita coisa, ou seja, já vi muito pior. Não podem sair. Têm que andar mais 2, 3 anos à espera para poder fazer serviço, também começa a saturar. A qualquer um de nós acontecia o mesmo. Hoje em dia só sobrevive nos bombeiros quem gosta mesmo. Bom Forum
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
paulooliveira
Maçarico
|
 |
« Responder #76 em: 23-07-2010, 15:25:37 » |
|
Éu acho que cadetes em serviço operacioal só como terceiro elemento. Eu comecei a fazer serviços efectivos aos 16 anos (obviamente como cadete) e saia para tudo menos para PCR e S&D porque era necessário uma formação muito especifica que eu na altura não possuia.
Hoje em dia acho que por cadetes a fazer clinicos é positivo pois é uma maneira de os motivar e de fazer com que ele se ambiente no quartel.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
Bravo
Maçarico
|
 |
« Responder #77 em: 23-07-2010, 22:34:19 » |
|
Éu acho que cadetes em serviço operacioal só como terceiro elemento. Eu comecei a fazer serviços efectivos aos 16 anos (obviamente como cadete) e saia para tudo menos para PCR e S&D porque era necessário uma formação muito especifica que eu na altura não possuia.
Hoje em dia acho que por cadetes a fazer clinicos é positivo pois é uma maneira de os motivar e de fazer com que ele se ambiente no quartel.
Boas! Mais do mesmo... Só pode estara brincar, não!? É bacoradas atrás de bacoradas!!!! "Saía para tudo menos PCR e SD...", então saía para um Incêndio!? Este já não precisa de uma formação "muito específica", não é!? Além de a Lei não permitir, e a meu ver, muito bem...as crianças não podem fazer serviço operacional, não têm responsabilidade imputável! Cumprimentos Bravo
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
Mestre firefigther 891
Audaces Fortuna Juvat
Puxa Mangueira

Audaces Fortuna Juvat
|
 |
« Responder #78 em: 24-07-2010, 00:35:33 » |
|
Se há Cadetes com melhor formação e sempre actualizados da matéria, porque não deixa-los sair? É simples, porque a Lei não permite.
|
|
|
|
|
Registado
|
A coragem nao é ausencia do medo, mas a constataçao de que existe algo mais importante do que o medo. www.bv-lisboa.pt
|
|
|
|
R_Almeida
|
 |
« Responder #79 em: 24-07-2010, 14:47:25 » |
|
Párem de andar a brincar aos bombeiros.
Eu fui cadete 4 anos e sei bem do que falo.
Mandem a rapaziada para a GNR, para o INEM, para os Hospitais, para a Protecção CIvil e depois lá mandem-nos fazer serviço com 14 e 15 anos... é a mesmíssima coisa
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
Miguel_BVARTinto
|
 |
« Responder #80 em: 27-07-2010, 12:47:58 » |
|
|
|
|
|
|
Registado
|
"sou mau vamos embora, vinde atrás de mim que tenho bigodeee"
|
|
|
Phenom
Batedor

EPH é uma Vida
|
 |
« Responder #81 em: 27-07-2010, 14:50:17 » |
|
Éu acho que cadetes em serviço operacioal só como terceiro elemento. Eu comecei a fazer serviços efectivos aos 16 anos (obviamente como cadete) e saia para tudo menos para PCR e S&D porque era necessário uma formação muito especifica que eu na altura não possuia. Hoje em dia acho que por cadetes a fazer clinicos é positivo pois é uma maneira de os motivar e de fazer com que ele se ambiente no quartel.
Entao brincamos aos transportes é? que resposta sem qualquer cabimento... todas as areas de EPH envolvem formaçao quanto mais aprofundada melhor... PCR vendo bem nem é das coisas piores daí ser SBV... um amputação da perna fazias o que? um queimado? um dor toracica com irradiaçao pros membros? já nem vou dizer mais nada
|
|
|
|
|
Registado
|
Emergência Pré Hospitalar Faz Parte do meu Bilhete de Identidade 
|
|
|
paulooliveira
Maçarico
|
 |
« Responder #82 em: 29-07-2010, 13:39:06 » |
|
Pessoal como eu disse quando eu era cadete fiz inumeros serviços. Mas hoje olhando para traz acho que isso não foi o mais correcto porque me faltava muita formação. No entanto em situação alguma fui socorrista, fui sempre e sem excepção 3º homem auxiliar ou como lhe quiram chamar.
Hoje em dia penso que qualquer serviço operacional deve ser vedado a Cadetes. Mas o facto de ele participarem em clinicos (por clinicos entenda-se transporte de doentes casa-clinica/hospital-casa) é positivo porque sempre têm um acrescimo motivacional.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
Bravo
Maçarico
|
 |
« Responder #83 em: 30-07-2010, 21:25:22 » |
|
Boas a todos!
Ok, é a sua opinião e vou respeitá-la, apesar de não concordar minimamente!
Repare! Os alunos da Academia Militar também não vão para o Afeganistão e no entanto também o querem muito...,mas como são crianças não podem ir, certo!?
É possível cativar e manter os cadetes / estagiários sem ter de os submeter a Serviço Operacional, criem grupos de trabalho nos CB´s capazes de gerirem essas actividades.
Cumprimentos Bravo
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
Sofia1313
Maçarico
Porque nascii para morrer nisto +.+ B. V. G. <3
|
 |
« Responder #84 em: 30-07-2010, 22:51:49 » |
|
Boas colegas,sinceramente não li as vossas respostas todas a este tópico,mas como me encontro nesta situação penso que devo falar do assunto. Eu como qualquer cadete gostaria de intervir mais na area de actuação de emergencia do cb, mas nem sempre é o melhor, quer para nós quer para os utentes. No meu caso especifico, estou ha cerca de 11 anos num cb e ja tentei, juntamente com outros colegas na mesma situação, perceber pq qe nos cb's vizinhos os cadetes faziam serviço e no nosso não. Foi então que nos foi explicado que o nosso seguro é apenas e formação. Imaginem só que há um acidente, ou outra coisa qualquer, quem se responsabilizaria? Só sou a favor dos Cadetes nas emergencias de ph se a lei mudar e for possivel ter seguro como qualquer bombeiro de 3º e por ai fora. Agora,conseguimos fazer alguma formação na área das comunicações e estamos a estagiar na nossa central, o que não implica riscos e devidamente vigiados, podemos ajudar muito mais. Penso que quanto mais formação melhor. E relativamente a cativar jovens, existem mil e uma maneiras (e nisso o meu cb leva a pontuação maxima, sabe sempre comonos cativar e nos ajudar a tornar pessoas melhores, o que é muito importante para futuros bombeiros). 
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
paulooliveira
Maçarico
|
 |
« Responder #85 em: 01-08-2010, 09:20:41 » |
|
Exactamente "Bravo" e para manter os Cadetes afastados do serviço operacional e motivados ao mesmo tempo no meu CB organizamo o "Proteger com pedalada" om se organizam equipas formadas por cadetes e chefiadas por um Bombeiro para fazer patrulhamento, verificação de marcos de água e bocas de rega e prevenção na nossa zona de actuação própria. Desta forma os cadetes ficam motivados porque estão a ajudar e no entanto estão afastados de todo e qualquer serviço operacional. esta actividade já se desenvolve no meu CB à 4 anos.
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
tijo
Maçarico
|
 |
« Responder #86 em: 04-08-2010, 00:30:22 » |
|
Conheço cb em que os cadetes saem, e nao e' por isso que as emergencias sao piores. Na minha opiniao os cadetes devem fazer as emergencias. E gostaria de ver os bombeiros de hoje em dia a andarem la tres ou quatro a ir ao quartel uma vez por mes, para as instruçoes. E' desmotivante!
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
Miguel_BVARTinto
|
 |
« Responder #87 em: 04-08-2010, 00:57:54 » |
|
Conheço cb em que os cadetes saem, e nao e' por isso que as emergencias sao piores. Na minha opiniao os cadetes devem fazer as emergencias. E gostaria de ver os bombeiros de hoje em dia a andarem la tres ou quatro a ir ao quartel uma vez por mes, para as instruçoes. E' desmotivante!
Desmotivamente é em alguns CBs os bombeiros ficarem no quartel e cadetes sairem para EPH...ou não será?
|
|
|
|
|
Registado
|
"sou mau vamos embora, vinde atrás de mim que tenho bigodeee"
|
|
|
Bravo
Maçarico
|
 |
« Responder #88 em: 04-08-2010, 10:48:15 » |
|
Olá a todos! Senhor "cadete" tijo, não podem fazer Serviço Operacional (SO) segundo a Lei e havendo bom senso... Não têm seguro que abranja SO! Se conhece cadetes que "saem", conhece uma ilegalidade moral e deontológica! Cumprimentos Bravo
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
P.Almeida
Batedor

Pela Humanidade
|
 |
« Responder #89 em: 04-08-2010, 12:41:32 » |
|
Boas
Realmente perante a nova legislação é uma ilegalidade cadetes saírem em EPH mas penso que se poderia mudar a lei, porque dantes podiam sair,pois eu sai e tive acidente e o seguro cobrou,claro estou a falar no tempo dos "dinossauros" a 24 anos atrás.Também é uma ilegalidade motoristas de pesados conduzirem mais do que 4 horas,mas como da jeito andamos dias após dias mas não se fala na ilegalidade.
Quanto a se dizer que são crianças com 16 ou 17 anos ,eu pergunto se uma dessas crianças viola-se ou mata-se um filho,filha ou amigo de algum de vos será que continuariam a chamar-lhe criança,pois com essa idade na escola ja tem que fazer a escolha para a sua vida futura ao terem que escolher a área que querem seguir para o resto da suas vidas,no âmbito profissional. claro que a maioridade só se atinge aos 18,mas eu defendo saírem como terceiros elementos,portanto nao lhes cabe a eles decidirem algo,mas sim indo aprendendo com as situações. Quanto aos perigos isso e muito relativo, porque acidentes a qualquer altura acontecem.
Minha humilde opinião
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
tijo
Maçarico
|
 |
« Responder #90 em: 04-08-2010, 16:22:23 » |
|
Caro Bravo, sim, sou cadete (sem as aspas  ), e verdade que é ilegal mas tambem e verdade que muitos dos bombeiros que hoje sao grandes bombeiros foi porque começaram a sair aos 16, ou mesmo aos 14 e 15. E logico que nao estou a defender que deveriamos sair sozinhos pois iriamos meter os pes pelas maos, mas acho que fazemos jeito como 3º elemento. pois enquanto o motorista e o segundo elemento fazem qualquer coisa nos podemos apontar dados, ir buscar material a ambulancia... e concordo com o P. Almeida quando este diz que acidentes acontecem a qualquer hora, e certo que iria gerar uma enorme polemica se num acidente de ambulancia seguisse um bombeiro menor sem seguro, mas tambem a lei podia mudar. nao e? 
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
Bravo
Maçarico
|
 |
« Responder #91 em: 05-08-2010, 20:20:42 » |
|
Olá a todos! Quem ler o que aqui escrevo deve pensar que tenho alguma coisa contra os cadetes, pelo contrário, tive e tenho uma ligação até consistente com os cadetes do meu CB. Cadete tijo  acredite que para sermos levados a sério pelos demais (população e outros intervenientes) temos que ter credibilidade e isto passa por um socorro assente no profissionalismo, logo não podemos ter jovens mesmo que com grande potencial a fazer Serviço Operacional. A nossa população (e ainda bem!!!) está cada vez mais exigente! Há que ter alguma paciência e ir estudando e treinando até atingir a idade para prestar as provas e ser Bombeiro!!! Cumprimentos Bravo
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
tijo
Maçarico
|
 |
« Responder #92 em: 05-08-2010, 22:30:51 » |
|
Caro Bravo, so tenho uma coisa a dizer! QUE REMEDIO! 
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|