spiritmind
Maçarico
|
 |
« Responder #75 em: 19-11-2009, 19:51:58 » |
|
Sou licenciado em Protecção Civil pela ESTIG (escola superior de tecnologia e gestão de Beja) já à 1 ano e até agora as oportunidades de emprego são quase 0.
Estou tremendamente arrependido de ter tirado o curso e se fosse hoje certamente não o faria.
De todos os meus colegas (cerca de 50) que já terminaram apenas 5 ou 6 estão a trabalhar na área. Segundo as estatísticas divulgadas por um órgão ligado ao governo é um dos curso com pior empregabilidade em Portugal.
As câmaras municipais não estão sensibilizadas para o facto de ter licenciados em protecção civil, abrindo concursos para licenciados em geografia ou desporto como já foi o caso para desempenhar essas funções.
Não existe qualquer legislação que refira a licenciatura de protecção civil, os CDOS também não querem saber dos licenciados em Protecção civil, preferindo colocar eng civil ou florestais ou até mesmo eng químicos... A ANPC... uii esses tão a ca** para nos.
As poucas empresas na area nem sabem da existência desses licenciados, e não estão interessadas em colocar essas pessoas.
por isso se me perguntarem que achas do curso, achas que devo tirar? eu respondo, que é melhor pensar em tirar outra coisa.
Aqui está tudo dito também sou licenciado em Protecção Civil desde Julho de 2008 e emprego na área nada... enquanto os Engenheiros Florestais e afins estiverem a ocupar os nossos lugares nas Câmaras Municipais vai ser complicado. Mas os Engenheiros Florestais ainda têm algumas competências para trabalhar nos Gabinetes de Protecção Civil agora quando pedem licenciaturas em Biologia, Desporto, Química e são admitidos e seleccionados para os concursos nos gabinetes de Protecção Civil e nós com Licenciatura em PC sermos excluídos isso é que é o grave da questão (isto já aconteceu comigo e tenho provas físicas disso). Isto tudo acontece porque? 1º Porque fomos formados pelas nossas Instituições e fomos abandonados no mercado de trabalho. 2º Não temos uma ordem que defenda os nosso direitos e sem essa ordem nem sequer podemos trabalhar no campo de aprovação de projectos de segurança, talvez a ANET fosse a solução mas não reconhecem o nosso curso. 3º Acreditem se tivesse tirado a Licenciatura em Engenharia Florestal talvez já estivesse a trabalhar num gabinete de Protecção Civil 
|
|
|
|
« Última modificação: 19-11-2009, 19:54:03 por spiritmind »
|
Registado
|
|
|
|
spiritmind
Maçarico
|
 |
« Responder #76 em: 19-11-2009, 20:16:02 » |
|
Lamentavelmente muita gente pensa que acabando o curso só com "Tacho", a realidade é um bocado diferente, a realidade e para quem conhece um pouco dela, é que existe procura no mercado de trabalho de profissionais licenciados em protecção civil, para cargos em empresas privadas, tanto como consultores, como também para prepararem projectos de segurança etc...
Existem?? chuta ai uns nomes. Olha também gostava de saber pois nos nem projectos de segurança podemos assinar 
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
spitfire
Batedor

Vai lá ............ vai!
|
 |
« Responder #77 em: 19-11-2009, 23:26:47 » |
|
Reparem:
A maioria das vezes quando se fala em PC e em Incêndios, as pessoas pensam em incêndios florestais. Estão à espera de quê? É claro que esses tachos ficam para os eng. florestais.
|
|
|
|
|
Registado
|
Spitfire
|
|
|
COSTA46
Maçarico
|
 |
« Responder #78 em: 27-01-2010, 00:31:24 » |
|
boas
já agora o que se entende por «tachos»
o curso engenharia florestal acaba por ser melhor opção ?
os bombeiros tambem ajudam nesse sentido ?
o portal da fénix é composto por bombeiros Voluntários, municipais sapadores ? ?
cumps
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
KnightR@ider_BVS
|
 |
« Responder #79 em: 27-01-2010, 02:04:06 » |
|
o portal da fénix é composto por bombeiros Voluntários, municipais sapadores ? ?
cumps
COSTA46 antes de mais bem vindo... O Portal da Fénix é composto por Bombeiros (sejam eles Voluntários, Municipais, Privativos ou Sapadores) e civis... O Portal da Fénix é um portal de Bombeiros, para Bombeiros e não só...
|
|
|
|
|
Registado
|
Estudante do 3º ano de Engenharia de Segurança no Trabalho Amicum perdere es damnorum maximun... IPA = Irmandade dos Papa-Almoços Bombeiro de 2ª CB Sines
|
|
|
|
SergioF
|
 |
« Responder #80 em: 27-01-2010, 09:58:04 » |
|
Sou licenciado em Protecção Civil pela ESTIG (escola superior de tecnologia e gestão de Beja) já à 1 ano e até agora as oportunidades de emprego são quase 0.
Estou tremendamente arrependido de ter tirado o curso e se fosse hoje certamente não o faria.
De todos os meus colegas (cerca de 50) que já terminaram apenas 5 ou 6 estão a trabalhar na área. Segundo as estatísticas divulgadas por um órgão ligado ao governo é um dos curso com pior empregabilidade em Portugal.
As câmaras municipais não estão sensibilizadas para o facto de ter licenciados em protecção civil, abrindo concursos para licenciados em geografia ou desporto como já foi o caso para desempenhar essas funções.
Não existe qualquer legislação que refira a licenciatura de protecção civil, os CDOS também não querem saber dos licenciados em Protecção civil, preferindo colocar eng civil ou florestais ou até mesmo eng químicos... A ANPC... uii esses tão a ca** para nos.
As poucas empresas na area nem sabem da existência desses licenciados, e não estão interessadas em colocar essas pessoas.
por isso se me perguntarem que achas do curso, achas que devo tirar? eu respondo, que é melhor pensar em tirar outra coisa.
é normal, visto serem cargos essencialmente de nomeação ou para camaras municipais (que ja tÊm quem la colocar) eu tirei um CET de protecção civil e a maior parte eram licenciados em PC que estavam a dar a formação e eles proprios o disseram, é um curso com muito pouca saida... cumprimentos
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
investigadora tese
Maçarico
|
 |
« Responder #81 em: 10-04-2010, 17:40:03 » |
|
Boa tarde.
Estou a iniciar o meu projecto para a dissertação de mestrado na área de Administração Escolar. Antes de esboçar qualquer ideia, gostaria de pedir a vossa opinião sobre as 5 licenciaturas em proteçcão civil que existem em Portugal. Levanto assim neste fórum as seguintes questões:
- acham que o programa da licenciatura que frequentaram se adequa às necessidades do mercado de trabalho? - ao longo da licenciatura frequentaram formação em contexto de trabalho, ou somente formação teórica? - neste momento, como está o mercado de trabalho dos recém-licenciados em protecção civil? - quantos licenciados em protecção civil existem neste momento em Portugal? - quem são as principais entidades empregadoras? - essas entidades empregadoras convergem com a universidade que frequentaste ou não? - para quem tem alguma experiência profissional, considera que a licenciatura está adequada ao exercício da profissão? O que poderia melhorar?
Estas são algumas questões que têm um carácter exploratório do tema, por forma a desenvolver uma dissertação adequada Às necessidades do público alvo (licenciados em protecção civil).
Agradeço a vossa contribuição e espero que a minha investigação possa contribuir para a empregabilidade dos técnicos de protecção civil.
Obrigada, desde já, pela vossa colaboração.
Investigadora Tese
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|
white_eagle
|
 |
« Responder #82 em: 10-04-2010, 20:16:44 » |
|
Carissima "Investigadora", Sendo eu um dos visados e, tendo tambem responsabilidades enquanto elemento "directivo" da Associação Portuguesa dos Técnicos de Segurança e Protecção Civil, gostaria de saber mais sobre a finalidade e resultados deste seu trabalho. Será possivel algum feedback da sua parte? Caso tenha essa disponibilidade, aqui fica o meu contacto: antonio.calinas@asprocivil.pt Cumprimentos,
|
|
|
|
|
Registado
|
White EagleBOMBEIRO Voluntário
|
|
|
icedog
Batedor

|
 |
« Responder #83 em: 10-04-2010, 22:08:04 » |
|
Faço das palavras do meu amigo Calinas as minhas, podendo contactar-me pelo e-mail: rs.moreiradasilva@gmail.com Curso de Gestão da Segurança e Protecção Civil, ISLA, finalista 2009/2010
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
Cat
Maçarico
|
 |
« Responder #84 em: 28-12-2010, 15:28:19 » |
|
Boa tarde! O meu ex-companheiro foi para Aveiro para a Licenciatura de Segurança Comunitária, com um grande auxílio e estímulo meu. Entretanto por encontrar uma nova pessoa, optou ficar por lá e deixar a mim e à filha. Contudo vivendo no Porto, estando no ISCIA-Faculdade Privada e existindo gastos de deslocação, propinas e entre outros associados, ele não pretende comparticipar na Pensão à minha filha e na parte do imóvel que temos em comum! Contudo ele diz que mal termine o curso, que ha-de arranjar com certeza emprego e que me compensará a mim e á minha menina! A minha pergunta é, o curso está assim bem cotado e a sua instituição, que dê resposta ao nível de emprego? E que tendo em conta com o que vejo nas dificuldades pós-curso de empregos para licenciados em Protecção Civil, não acredito que infelizmente o curso dele promova maior esperança,ou estarei enganada! Ele é Bombeiro, e talvez permita antes nessa área!! Peço desculpa pelo depoimento, mas tento apenas perceber se ele está a tentar ser correcto, ou se por outro lado, caí no fosso dos outros licenciados... Eu própria sou licenciada desde 2006, e batalhei muito por tentar um bom salário!!! E nem trabalho na área de Psicologia....  Por isso, a vós todos que estão descrentes do curso que tiram e da batalha que o é, tenham muita força!!! O Emprego será uma nova batalha, mas a final!!
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
quimfilipe
Batedor

|
 |
« Responder #85 em: 06-02-2011, 01:43:56 » |
|
Boa tarde! O meu ex-companheiro foi para Aveiro para a Licenciatura de Segurança Comunitária, com um grande auxílio e estímulo meu. Entretanto por encontrar uma nova pessoa, optou ficar por lá e deixar a mim e à filha. Contudo vivendo no Porto, estando no ISCIA-Faculdade Privada e existindo gastos de deslocação, propinas e entre outros associados, ele não pretende comparticipar na Pensão à minha filha e na parte do imóvel que temos em comum! Contudo ele diz que mal termine o curso, que ha-de arranjar com certeza emprego e que me compensará a mim e á minha menina! A minha pergunta é, o curso está assim bem cotado e a sua instituição, que dê resposta ao nível de emprego? E que tendo em conta com o que vejo nas dificuldades pós-curso de empregos para licenciados em Protecção Civil, não acredito que infelizmente o curso dele promova maior esperança,ou estarei enganada! Ele é Bombeiro, e talvez permita antes nessa área!! Peço desculpa pelo depoimento, mas tento apenas perceber se ele está a tentar ser correcto, ou se por outro lado, caí no fosso dos outros licenciados... Eu própria sou licenciada desde 2006, e batalhei muito por tentar um bom salário!!! E nem trabalho na área de Psicologia....  Por isso, a vós todos que estão descrentes do curso que tiram e da batalha que o é, tenham muita força!!! O Emprego será uma nova batalha, mas a final!! Acho que todo o licenciado tem com expectativa a rápida empregabilidade. As escolas e faculdades, por vezes, iludem-nos e nós vamos deixando andar. Sou licenciado, numa área, relativamente, nova e continuo a transportar doentes nos bombeiros com o faço há 15 anos... Por isso, pela minha experiência, e as de quase 50000 licenciados, não se iluda. No tocante à área da Protecção Civil, a meu ver, pior. Não é que não façam falta os licenciados nessas áreas mas, simplesmente, os quadros existentes já estão preenchidos, as eventuais faltas, o Estado é muito relutante em contratar. Talvez, com o factor C, consiga...
|
|
|
|
|
Registado
|
Não tenhas inveja de mim, faz como eu, esforça-te!
|
|
|
Vicky
Maçarico
|
 |
« Responder #86 em: 08-06-2011, 19:13:49 » |
|
Aqui está tudo dito também sou licenciado em Protecção Civil desde Julho de 2008 e emprego na área nada... enquanto os Engenheiros Florestais e afins estiverem a ocupar os nossos lugares nas Câmaras Municipais vai ser complicado. Mas os Engenheiros Florestais ainda têm algumas competências para trabalhar nos Gabinetes de Protecção Civil agora quando pedem licenciaturas em Biologia, Desporto, Química e são admitidos e seleccionados para os concursos nos gabinetes de Protecção Civil e nós com Licenciatura em PC sermos excluídos isso é que é o grave da questão (isto já aconteceu comigo e tenho provas físicas disso). Isto tudo acontece porque? 1º Porque fomos formados pelas nossas Instituições e fomos abandonados no mercado de trabalho. 2º Não temos uma ordem que defenda os nosso direitos e sem essa ordem nem sequer podemos trabalhar no campo de aprovação de projectos de segurança, talvez a ANET fosse a solução mas não reconhecem o nosso curso. 3º Acreditem se tivesse tirado a Licenciatura em Engenharia Florestal talvez já estivesse a trabalhar num gabinete de Protecção Civil  No politecnico em castelo branco o curso Eng. de Protecção Civil já é recolhecido pela ANET!!! Conseguimos este ano...
|
|
|
|
|
Registado
|
|
|
|
|